domingo, 6 de setembro de 2020

As Duas Atitudes de um Cronista Carlos Augusto Corrêa

As Duas Atitudes de um Cronista

 Carlos Augusto Corrêa 


O assunto que trago já foi por mim comentado umas vezes, porém é sempre bom trazê-lo de novo. Interessa a quem gosta de escrever, sobretudo a iniciantes. 

Foi em casa de mestre Cyro dos Anjos, em 1976. Eu havia feito uma resenha de um romance seu, O Amanuense Belmiro, que ele considerava de crônicas. Por isso, marcamos um encontro em sua residência. É desnecessário dizer que toda a conversa girou sobre literatura, em especial a crônica. 

Ali, novinho, tive a oportunidade de ver as duas atitudes praticadas neste gênero muito executado e até hoje de pouco reconhecimento. Cyro me contou que os textos do Amanuense Belmiro eram muito trabalhados: ele suava pra compô-los. Chegou a brincar confessando que às vezes sentia dor no braço esquerdo, como se estivesse com o início de um infarto. Tal confissão tinha muito a ver com a visão de literatura dos anos 60 e 70 em que o autor gostava de mostrar o trabalho formal de sua obra, muito embora o seu livro fosse de muito tempo antes.

E no decorrer da conversa surgiu a outra atitude diante da crônica. Cyro afirmou que nunca viu alguém com tanta facilidade pra fazê-la quanto Drummond. Eles tinham sido colegas no Diário de Minas. Drummond sentava-se à mesa de redação e preparava rapidamente o texto. Talvez pela urgência de entregar a matéria pra publicação. O fato é que, mesmo com tal pressa, ele apresentava a mesma qualidade de seu colega.

Bem, foi uma conversa que durou quase uma tarde. Eu quis na ocasião seguir a posição desse grande romancista. Trabalhar, trabalhar, trabalhar a linguagem até a última palavra. Mas, hoje, prefiro deixar a crônica ser a pouco e pouco feita. Vou refazendo à medida que escrevo. Ao final, dou um retoque nela e me dou por satisfeito. Mas nem sempre isto ocorre. Às vezes a máquina emperra e passo mais tempo reescrevendo algumas partes.

Um comentário:

Unknown disse...

Como aprendi com esse grande escritor. Falava pausado e com uma vivência literária importante.

Convocatória

Envie seu texto para Blog da TextoTerritório - "Erotismo e saúde"

  Milo Manara - Enfermeira Envie sua participação sobre o tema "Erotismo e saúde" para o Blog da TextoTerritório. Milo Manara - Nã...