quarta-feira, 10 de abril de 2019

A cara da iniquidade


As questões de ordem humanitária deveriam nortear a vida das pessoas, o respeito à dor alheia, a luta para acabar com as diferenças sociais, que geram os despossuídos, a luta pela dignidade dos que não professam as mesmas crenças, as mesmas escolhas sexuais. A luta contra essa mancha vergonhosa, gerada pelo extermínio e pela escravização. A luta para que todos tenham o direito de ir e vir em segurança, para o lugar em que queiram assentar suas vidas e criar suas famílias. Direitos comuns à noção de humanidade e de cidadania nunca deveriam ser conspurcados, vilipendiados, destruídos.

Quando se recebe a notícia de que uma pessoa foi assassinada por oitenta tiros disparados pela força de repressão do Estado – que deveria servir aos cidadãos – a sensação ilegítima do medo, do pavor que cada um tem o direito de sentir contra a finitude da vida, se transforma no mais desentranhado horror.
Quando se percebe – através de veículos oficiais, apoiados pelo grosso dos empresários da fomentação de uma economia atrelada ao rentismo, e a logística que as propostas recebem das mídias comprometidas com a especulação – quando se percebe que os direitos à vida digna após anos de trabalho são achincalhados, culpabilizados e destroçados pela ilegítima ideia de que se deve salvar a nação, quando na verdade os que se salvam na nação são os muito poucos, a sensação atroz do medo, do pavor que cada um tem o direito de sentir contra a vida futura que lhes é roubada, se transforma em uma sensação do horror de vagar pelas ruas, como zumbis à procura dos despojos, das migalhas, das sobras deixadas pela mesa farta e ilegítima dos que assaltam as pessoas comuns, munidos das armas requintadas com que se protegem.

Quando a escola pública é assaltada por ideias das crenças únicas, quando o diálogo, que deveria ser o elemento insubstituível e base de qualquer educação, é violentamente rompido, quando se busca contrapor o senso histórico de justiça, que analisa os períodos obscuros e ditatoriais da nação e se incentiva a delação, a sensação de medo se instaura como horror, no sentido conradiano, e a percepção de que o coração anda nas trevas se torna se torna tão palpável, como um pau de arara.

Vê-se a ordem humanitária morrer, e por isso é necessário reinventar a luta e por isso são necessários todos que ainda procuram salvar a dignidade. Salvar a capacidade de se emocionar, de sentir que as coisas do mundo ainda tocam as fibras do que se percebe – ainda que minimamente – humano.

A  alma mesquinha e incapaz de humanidade é aquela que saboreia os despojos do homem, é aquela que comemora a prisão de quem quer seja, sem compreender a dor, sem compreender as chagas que deformam o rosto da vida, sem compreender que só os monstros, como eles se mostram, são capazes da indignidade maior, estampada pela história no holocausto, na fome de Biafra, nos assentamentos árabes, em Guantánamo, no doi-codi, na morte pelos mares dos milhões de refugiados.

Os monstros só possuem uma cara. A da iniquidade.

(oswaldo martins)

Nenhum comentário:

Convocatória

Envie seu texto para Blog da TextoTerritório - "Erotismo e saúde"

  Milo Manara - Enfermeira Envie sua participação sobre o tema "Erotismo e saúde" para o Blog da TextoTerritório. Milo Manara - Nã...