quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

William Faulkner - parte 2

 Oficina de Escrita 

Uma curadoria de textos para
pensar o trabalho do escritor



William Faulkner. Mississipi (EUA), 1897 - 1962.


“Acho que o estilo é uma das ferramentas do ofício, e acho que qualquer pessoa que gasta muito tempo com seu estilo, desenvolvendo um estilo ou seguindo um estilo, provavelmente não tem muito a dizer, sabe disso e é medo disso, e então ele escreve um estilo, um tesouro maravilhoso.”

“O jovem que escreve hoje se esqueceu dos problemas do coração humano em conflito consigo mesmo, o único que pode fazer uma boa escrita porque só isso vale a pena escrever, vale a pena a agonia e o suor. Ele deve aprendê-los novamente. Ele deve ensinar a si mesmo que a mais vil de todas as coisas é ter medo; e, ensinando a si mesmo que, esqueça para sempre, não deixando espaço em sua oficina para nada além das velhas verdades e verdades do coração, as velhas verdades universais sem as quais qualquer história é efêmera e condenada - amor e honra e piedade e orgulho e compaixão e sacrifício.”


“Todos nós falhamos em alcançar nosso sonho de perfeição. Portanto, eu nos avalio com base em nosso esplêndido fracasso em fazer o impossível. Na minha opinião, se eu pudesse escrever todo o meu trabalho de novo, estou convencido de que o faria melhor, que é a condição mais saudável para um artista”


“Você sempre encontra tempo para escrever. Qualquer pessoa que diga que não pode, está vivendo sob falsos pretextos. Nessa medida, dependem da inspiração. Não espere. Quando você tiver uma inspiração, abaixe-a. Não espere até mais tarde e quando você tiver mais tempo para tentar recuperar o clima e adicionar floreios. Você nunca pode recuperar o clima com a vivacidade de sua primeira impressão.”


“Não deve haver limites para o que o escritor tenta escrever. Ele tem que dizer em termos que ele conhece. Ou seja, ele pode escrever sobre o que está além de sua experiência, mas os únicos termos que conhece estão dentro de sua experiência, sua observação. Mas não deve haver limites para o que ele tenta. Quanto mais alto o objetivo, melhor.”


"Ler ler ler. Leia tudo - lixo, clássicos, bons e maus; veja como eles fazem isso. Quando um carpinteiro aprende seu ofício, ele o faz observando. Ler! Você vai absorver isso. Escreva. Se for bom, você descobrirá. Se não for, jogue-o pela janela.”


“Não faça de escrever seu trabalho. Arrume outro emprego para ter dinheiro para comprar as coisas que deseja na vida. Não importa o que você faça, desde que não conte com dinheiro e um prazo para escrever. Você conseguirá encontrar bastante tempo para escrever, não importa quanto tempo seu trabalho leve.”

 

William Faulkner




Nenhum comentário:

Convocatória

Envie seu texto para Blog da TextoTerritório - "Erotismo e saúde"

  Milo Manara - Enfermeira Envie sua participação sobre o tema "Erotismo e saúde" para o Blog da TextoTerritório. Milo Manara - Nã...