Neste módulo, trabalho na oficina de literatura TextoTerritório se debruçará sobre a construção de personagem.
Ainda dá tempo de se inscrever! Clique aqui
O trecho que citamos a seguir é de uma tese que aborda a possibilidade de uma narrativa sem personagens.
"A intenção deste trabalho é, na verdade, uma dupla intenção. Personagens ausentes, quem são elas, como são as obras das quais fazem parte? O termo, por si só, já revela certa complexidade, uma natureza dúbia, pois uma personagem é, obrigatoriamente, parte integrante da narrativa. E fazer parte não é o oposto de estar ausente? Como pode então essa personagem, ao mesmo tempo, estar e não estar? Procurarei propor, num primeiro momento, alguns caminhos que delimitem essa ausência. São caminhos, contudo, que não têm a pretensão de serem intocáveis, e poderão se tornar o ponto de partida para futuras discussões e análises, posto que o tema da personagem ausente, do ponto de vista teórico, foi raramente explorado."
"Imaginemos agora uma situação um pouco diferente: e se a aparição de uma determinada personagem fosse postergada ao extremo? Em outras palavras, e se ela jamais aparecesse?"
Carol Bensimon é escritora, autora de "O clube dos jardineiros da fumaça", "Sinuca embaixo d'água", "Uma estranha cidade", "Todos nós adorávamos caubóis", "Pó de parede", entre outros títulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário