Meu Sonho e Gracias a la Vida
Carlos Augusto Corrêa
Muito bom pra alimentar um sonho é também a gente se lembrar de uma canção que tenha a ver com esse mesmo sonho. E com que venho de novo sonhando? Com um país, de fato, melhor pro brasileiro. A canção que nesse momento escolho pra reforçar meu sonho é Gracias a la Vida.
Acabei de ouvi-la na voz afinadíssima e comovente de Tania Libertad. Ela começa dizendo que graças à vida ela tem dois olhos que a fazem ver sua existência e a de seu amor. Fazem ver o canto de seu povo que é o mesmo canto dela.
Canção pra se ouvir bem em época de crise como esta. Graças à vida, amigos, meu povo teve um governo de trabalhadores que não podia ter acabado. E o país está a merecê-lo de novo. Temos alguns nomes maiores. Foi aqui que nasceu um Portinari, um Drummond, um Niemeyer, um Darcy Ribeiro. E uma gente assalariada que precisa continuar sonhando com uma existência maior.
Hoje, repito, acalento de novo o sonho de um Brasil mais próspero. E esta música que vi ainda entoada por Mercedes Sosa, Elis Regina e Joan Baez, vem à tona com um vigor de arrepiar e de acender o sentimento antifascista de liberdade.
Um comentário:
Tânia, essa cantora maior, canta como ninguém está canção libertária de Violeta Parra. Ela que já postou todas as minhas crônicas em sua página precisa de conhecer a beleza de postagem da interpretação dela, feita por Alexandre Faria no Blog da Texto Território. Que beleza!
Postar um comentário