terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Crônica de Carlos Augusto Corrêa



Crônica de
Carlos Augusto Corrêa

Viva a Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Durante mais de dez anos, tive o prazer de passar de ônibus  pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro ou Instituto Brasileiro de Audiovisual, o IBAV.  E não só prazer, tive também orgulho de saber que Darcy Ribeiro projetou uma alta instituição cultural, fundada por intelectuais projetados, como Ruy Guerra, Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues e Moacir Werneck de Castro.
Pois muito bem, se tive prazer e orgulho, agora tenho desprazer e decepção ao saber que o atual presidente decretou o fechamento da escola.
Agora não teremos mais aulas de direção e roteiro cinematográficos. O moço, ansioso por essa formação, ficará desfalcado. Não terá também cursos de montagem e edição de imagens e som. Que atitude pobre!
De 2002 até aqui, a Escola formou centenas de cineastas. Mostrou que o cinema é uma arte que no país merece atenção maior. Afinal, aqui atuaram Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, aqui atuam Cacá Diegues e outros. Os cineastas do futuro serão filhos culturais destes.
E agora, José? Você que é sem nome vai precisar de uma escola maior, que não ensine o moço a fazer uma arte de elogio ingênuo à pátria. Como vai ser? Que outra Escola o governo Bolsonaro vai nos dar? Que tristeza receberemos?
Sofremos um duro golpe na educação. Recentemente, funcionários-chefe da Casa de Rui Barbosa foram exonerados. Nossa existência cultural vem capengando. Esse governo, com isso, quer eliminar os "focos" de estudos marxistas. Mas como? Ele não entende que, assim procedendo, está alimentando mais e mais a indignação do mundo cultural com o governo.
Estivesse vivo, Darcy Ribeiro seria o primeiro a se bater contra essa atitude. Paulo Freire do mesmo modo engrossaria o cordão  fe insatisfeitos com essa medida, que tende a nos deixar mais uma vez corados

Nenhum comentário:

Convocatória

Envie seu texto para Blog da TextoTerritório - "Erotismo e saúde"

  Milo Manara - Enfermeira Envie sua participação sobre o tema "Erotismo e saúde" para o Blog da TextoTerritório. Milo Manara - Nã...