domingo, 12 de janeiro de 2020

Estamos com os Pesquisadores Exonerados crônica de Carlos Augusto Corrêa




( A Casa de Rui Barbosa está de Luto)

Nosso país está vivendo uma época de restrições generalizadas. O atual presidente e sua equipe governamental resolveram uma vez mais incomodar nossa vida cultural e educacional.
Esta semana, .mais uma estocada. Os pesquisadores da Fundação Casa de Rui Barbosa foram injustamente exonerados. O pretexto? Uma  otimização administrativa. Na verdade, todos sabemos, é outro o motivo. Eles querem tirar de postos marcantes todos que não comungam com os ideais conservadores da direita. Com tal exoneração, a produção científica nacional sofre um sensível golpe. No lugar de pesquisadores nossos de nota, exonerados, vão nomear  elementos apadrinhados e sem o devido quilate pra administrarem nossa memória cultural, o que é  um despropósito.
As grandes associações nacionais de pesquisa - também incomodadas com tudo que vem acontecendo desde o início desse nosso governo, se solidarizaram com os pesquisadores demitidos. Em função desse quadro desolador, todos necessitam de comparecer segunda-feira, 13 de Janeiro, a partir das 16:00, à Casa de Rui Barbosa. Uma recomendação simbólica: todos vestidos de preto, demonstrando o sentimento de perda pelo prejuízo que o governo Bolsonaro vem causando a nossa produção cultural.
Já não basta o desprestígio que impôs ao estudo da Filosofia e da Sociologia, como também da Teoria Literária.  Já não basta a perseguição a professores quando quiseram usar estudantes pra delatatem os profissionais do magistério que não pensam como o governo. E agora mais esta... Estamos radicalmente contra as demissões. As páginas de Chão de Praça, sempre abertas ao que é democrático, se solidarizaram com os profissionais exonerados. E deixam de lado o seu tom sóbrio  e reflexivo, com que costuma levar a crônica, pra terem nesse instante um tom de zanga.

Nenhum comentário:

Convocatória

Envie seu texto para Blog da TextoTerritório - "Erotismo e saúde"

  Milo Manara - Enfermeira Envie sua participação sobre o tema "Erotismo e saúde" para o Blog da TextoTerritório. Milo Manara - Nã...