domingo, 19 de dezembro de 2021

O Triste Excretor - Carlos Augusto Corrêa




Recebi uma vez uma crônica de um militar que (coincidência...) era um capitão. Ela me foi entregue por um subordinado seu, entusiasmado com o texto.

Gente, li a crônica que fazia um elogio emocionado, chocho e mal-ajambrado à "doce e adorada pátria" que de pronto me despertou o riso. Este capitão não era nem podia ser um escritor, senão um triste excretor de ideias batidas.

*
Entrei numa seção de livros de um Shopping e pedi um livro de poemas pra adolescência. O funcionário me trouxe um livreto de textos poéticos elogiando o Brasil.

Olhei uma, duas páginas e dispensei aquilo. Eu não queria aquele amontoado de ideias velhas e rígidas que abafam a invenção do adolescente. Poesia cívica? Meu neto não merece isso. E qualquer adolescente também.

Nenhum comentário:

Convocatória

Envie seu texto para Blog da TextoTerritório - "Erotismo e saúde"

  Milo Manara - Enfermeira Envie sua participação sobre o tema "Erotismo e saúde" para o Blog da TextoTerritório. Milo Manara - Nã...